SUICÍDIO

Quando “Parei pra pensar” sobre a morte, logo me veio à mente um misto de lembranças e acontecimentos. Quase ninguém fala da morte, é como se ela fosse algo à ser evitado por nós, mas não tem por onde correr. Esse é um fardo que iremos carregar até o dia em que ela nos leve, deste mundo louco e insano ao qual vivemos.

MORTE – Interrupção definitiva da vida de um organismo.

SUICÍDIO – Do latim “sui” – Próprio, e “caedere” – Matar, ou seja, forma intencional de tirar a própria vida.setembro-amarelo-busca-prevencao-suicidio

Todos nós temos dificuldades em lidar com a morte, principalmente com o suicídio. Muitas dúvidas ruminam este tema e apesar disso, pouco se é falado, comentado e explanado.

Quase nunca falei sobre a morte do meu pai, que depois de três anos ainda reflito sobre o que aconteceu no acidente, como aconteceu e quais são as justificativas pra aquilo ter acontecido. A pouco, peguei um laudo da polícia onde estavam os depoimentos, as fotos e comecei a pensar na possibilidade de ter sido um suicídio, pois é, meu pai sofria de depressão, pela perda/separação inaceitável da minha mãe (Claro, que não é responsabilidade dela ou de alguém, o fato da depressão, penso comigo “tudo que aqui se faz, aqui mesmo se paga”). Talvez ele quisesse partir deste mundo para outro plano? O sofrimento era tamanho que não suportara? O que fez ele desistir de viver? Essas são perguntas que geralmente nós fazemos quando pensamos em suicídio.

As pesquisas mostram que 90% dos suicídios, são associados a transtornos mentais e que maior parte desses é agregado à depressão. Então me pergunto, o que eu (quanto parte de uma sociedade) estou fazendo para ajudar esse público tão sedento de ajudas múltiplas? O que eu (quanto psicóloga), estou fazendo para promover a saúde mental de uma sociedade? O que posso (quanto psicóloga) trabalhar para prevenir este acontecimento?
Na verdade, quando reflito e por diversas vezes fiz isso, me pego sempre na mesma resposta “NADA”, porém, se torna cada vez mais difícil aceitar os fatos e então penso: “Se cada ser humano fosse solidário com a dor do outro, se cada indivíduo saudável se colasse e posição de ajudar ao próximo, não existiria suicídio, que pra mim é muito mais do que matar a si próprio, é matar a família, matar um pedaço de si no mundo, o que no fundo cada ser que comete essa tragédia quer apenas matar a dor, que no momento está matando sua vida e não tirar sua própria vida”.

Durante este mês vamos aderir à campanha – Setembro Amarelo, para promover a prevenção do suicídio, para que não haja famílias destruídas por esse fado, sentimentos dizimados e pessoas fazendo a mesma pergunta que eu. Tão importante quanto conscientizar a população das formas e causas do suicídio, é lembrar que a maior causa é a DEPRESSÃO e a não valorização dos sentimentos alheios.

“Se eu tivesse me importado mais, isso teria acontecido? ”.

Um comentário sobre “SUICÍDIO

Deixe um comentário

