Rótulos

“Acredita-se” que psicólogo serve apenas pra tratar pessoas com problemas mentais. Mas, o que é considerado problema mental? Você sabe quais são as áreas de atuação deste profissional? Sabe em quais situações ele poderá te ajudar?14391018_1602379523395181_5125990549567246245_n

Abaixo na figura, percebemos que uma professora está “rotulando” um aluno, que na verdade não tem aptidão nenhuma para vôo, ou seja, trazendo para nossa realidade, as crianças são constantemente pré julgadas e rotuladas, por não conseguir fazer uma determinada tarefa, em alguns casos realmente à um transtorno envolvido ou deficit que possa atrapalhar o desempenho desta, porém a maioria das crianças são rotuladas como: “criança de laudo” o que demonstra certo grau de incompreensão por parte da equipe pedagógica , falta de preparo para receber as crianças tanto com algum tipo de deficiência, quanto às que não tem, mas que basta ser um pouco mais agitada ou um pouco menos, para receber o rótulo de deficiente. O psicólogo poderá ajudar nestes casos, oferecendo capacitação para os profissionais, consultoria educacional especializada, acompanhamento com as famílias e as crianças com baixo rendimento escolar e/ou algum tipo de transtorno/deficiência, organização de oficinas e muito mais.

Precisamos nos orientar melhor quanto este tema, estudar mais… Deficiente mesmo é o sistema educacional que utiliza de rótulos para justificar o fato de não ter capacidade de ajudar todas as crianças, independente de ter ou não um laudo(que na verdade é um artifício, para não ter de se responsabilizar pelo desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança) melhorar o desempenho destas.

Caso queira saber mais sobre este tema, fique atento às próximas postagens ou entre em contato no botão (ligue agora).

Anúncios